omnichannel

COMUNICAÇÃO FEROZ

 

A Comunicação OmniChannel ou Omnicanal é a uma forte tendência do mercado em estratégia de marketing. As empresas que investem em comunicação nessa lógica têm sido líderes de mercado há anos, com maior presença no ponto de venda, nas redes sociais, nos impressos e qualquer outro canal ou plataforma. O resultado disso é muito mais visibilidade, lembrança da marca e vendas.

Quer saber mais sobre Omni-Channel e como ela pode ajudar especificamente a sua empresa?

Continue lendo esse post!

 

O que é?

OMNI, do latim “Tudo

CHANNEL, do inglês “Canal

 

Como se deduz da própria palavra, é uma comunicação com a mensagem presente em todos os canais de comunicação. A linha estratégica da Comunicação OmniChannel tem foco em construir a imagem da organização e comunicá-la de forma única e integrada em todos os canais, sejam eles:

  • Digitais [website, aplicativos, redes sociais, email, retargeting]
  • Off-line [impressos, outdoors, rádio, TV, revistas, jornais)
  • In-store [merchandising, layout de loja]
  • Endomarketing [comunicação interna, cultura organizacional]

Ou qualquer outro ponto de contato.

Da propaganda ao atendimento ao cliente, a comunicação trará a mesma essência, estética, linguagem e objetivo.

 

Quantas vezes você já viu que o atendimento do lugar que a propaganda que te atraiu foi péssimo? Ou que o ponto de venda não atendia a expectativa? Ou até mesmo que a marca investia em diversos canais mas parecia uma empresa diferente em cada um? A Comunicação Omni-Channel visa mapear os melhores canais (de acordo com o público) e criar uma estratégia eficaz presente em todos eles.

 

Como funciona?

Para começar, a primeira coisa a se pensar é em posicionamento.

A imagem organizacional, ou seja, forma como a organização é ou quer ser vista pelos seus diferentes públicos precisa ser definida, para então, ser mapeado como essa imagem será construída. Para isso, é necessário se pensar na real identidade da organização, qual contexto que ela está.

Você provavelmente já viu empresas em que os esforços de comunicação nem sempre resolveram problemáticas de produtos que não vendem, ou organizações que tem problemas com seus resultados de modo geral. De nada adianta trabalhar a imagem de uma empresa, produto ou marca que na realidade está com problemas na sua identidade, na parte interna.

As marcas devem buscar além da “liderança de imagem” e sim, a construção de uma imagem alinhada a identidade e adequada aos públicos. Assim será possível construir diferenciais sustentáveis a médio e longo prazo.

Com a identidade organizacional bem fundamentada e a imagem organizacional construída [ambas alinhadas], é possível ser único.

Com o posicionamento adequado, sabemos que promessa que a comunicação vai fazer, qual expectativa ela vai gerar e o que o produto ou serviço vai entregar para atender a essa expectativa. Então entram em ação os pontos de contato e a comunicação sob-medida para cada um deles.

Vamos mapear alguns públicos internos e externos que podem ser como os da sua empresa:

 

 

Agora vamos mapear os canais de comunicação que vão atingir esses públicos com eficácia, como nesse exemplo:

 

Então, vamos transformar esse posicionamento estratégico, feito de pesquisas, metas e tabelas, em uma comunicação institucional para reforçar a marca, torná-la memorável e assim vamos buscar conquistar a mente e o coração de cada público.

 

Por último, vamos monitorar como tudo isso acontece e lapidar o que precisar ser otimizado.

 

Que resultados que você pode esperar

Com uma comunicação efetiva presente nos canais certos, internos e externos à empresa, você pode esperar maior engajamento da sua equipe, vendedores mais motivados, clientes mais satisfeitos e fiéis, maior visibilidade nas suas redes sociais e toda uma rede crescente de pessoas que compram seus produtos ou serviços não apenas por eles serem bons, mas principalmente porque gostam da marca.

O que consumidor compra não é um produto concreto, e sim, um produto simbólico. O funcional tem preço, enquanto o simbólico tem valor.

Se você estiver no mercado apenas com produtos, você pode perder para a concorrência por causa de um preço um pouco mais baixo que o seu. Porém, se você estiver no mercado com uma marca com posicionamento e comunicação em vários canais, você tem presença, visibilidade e vínculo com os clientes a ponto de se descolar de boa parte da concorrência, pois você é único.

 

Quer conversar sobre isso com a gente?

A Champs é uma agência que acredita na pluralidade e na construção coletiva das ideias. Se você quiser conversar com a gente para saber mais sobre Comunicação OmniChannel, fique a vontade para entrar em contato.

Trabalhamos com estratégia, criação e monitoramento Omni-Channel para empresas, assim como assessoria e capacitação sobre o assunto para empresas que quiserem executar o projeto por si.

Somos uma agência digital feita por pessoas #questionadoras e #inquietas. Em todos os trabalhos e clientes buscamos soluções únicas, sem receita de bolo.

Entre em contato.

 

Referências:

LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica: Planejamento. 2ª edição.  São Paulo: Cengage Learning, 2012

MARTINS, José R. Grande Marcas. Grandes negócios. São Paulo: Global Brands, 2005.

MARTINS, José R. Para Ganhar: A relação sensata entre as técnicas de branding e as relações públicas. Revista Organicom, , Ano 4, ed. 7, 2º semestre de 2007. Disponível em < http://goo.gl/I7fukj>. Acesso em: 28 mai. 2015

SILVA, Giorgio. O Branding: Ferramenta estratégica para o posicionamento da marca. 2007. Disponível em http://goo.gl/SRDdNi. Acesso em 29 jul de 2015

 

#Omni-Channel  #agencia-de-publicidade #marketing

 

 

Queremos te conhecer!

Então se você quiser conversar com a gente ou apenas tirar alguma dúvida sobre nossos serviços, insights ou equipe, é só deixar uma mensagem ou ligar.

CHAMPS RS

51 99206.3876

CHAMPS SC

48 98849.0294

CHAMPS SP