etiqueta

DE REDES SOCIAIS

Você já parou para pensar que existem algumas regras de etiqueta nas redes socais?

Já é de conhecimento de todos a influência que as redes sociais têm na percepção do público sobre uma marca, pessoa ou organização. Avaliações negativas, comentários negativos e compartilhamentos que denigram a imagem da página nas redes são fatores que podem colocar uma marca em uma bola de neve em direção ao fracasso total nos seus negócios.

 

(  ) Você já passou por uma crise que se agravou nas redes sociais?

(  ) Um erro seu de um dia se tornou um problema com repercussão por meses (ou anos)?

(  ) Você perdeu clientes por causa de uma única ação mal pensada?

(  ) Você quer se proteger de ter uma estratégia equivocada?

 

Se você disse sim a uma dessas quatro perguntas, esse post foi feito pra você.

Se você disse não à tudo, esse post também vai te ajudar, para você refletir.

Portanto, independente de tudo, continue lendo 🙂

 

Dicas de “etiqueta” nas redes sociais:

Amplie sua visão sobre redes sociais para gerar engajamento e vínculo com o público, mantendo a personalidade da sua marca, mas sem misturar com suas opiniões pessoais. O foco aqui é você agir com assertividade.

 

01. Deixe política, economia e crise de lado

A não ser que você queira atrair milhares de comentários em uma discussão desnecessária nos seus posts que não trarão nenhuma conversão em visibilidade positiva ou vendas, NÃO fale de política na sua página. Utilize seu perfil pessoal para expor suas opiniões pessoais. Trate a sua página como uma MARCA, pois é o que ela é. Marcas são receptivas, conversam com os públicos e tem como foco diferenciar um negócio de forma positiva. Se você quer saber mais conceitos e práticas sobre “marca”, temos um post sobre isso aqui.

Portanto, pare de olhar para direita ou esquerda e olhe para frente na sua página.  Foque seus posts em conteúdos que fomentem que a sua empresa cresça, atraia públicos relevantes, gere boa visibilidade e converta em vendas.

 

02. Aproveite estrategicamente as datas especiais

As datas especiais do calendário são ótimas oportunidades para você gerar engajamento na página. Mantenha sempre a sua página “simpática” e “receptiva” na linguagem que você utiliza e nos conteúdos que aborda. Homenageie profissões, culturas e outros âmbitos que tenham uma data especial. Busque datas que possam se relacionar com a sua marca, por exemplo, se você tem uma loja de móveis, você pode ter uma homenagem no dia do arquiteto, no dia do designer, no dia vendedor e assim por diante.

 

03. Humanize a marca nas redes sociais

As pessoas se identificam com marcas através de relações baseadas na proximidade. Para isso, uma rede social não deve ser um catálogo de produtos, em que todos os conteúdos tem um foco direto na venda. Trabalhe com conteúdos informacionais, humor, frases e conteúdos espalháveis. Esse tipo de conteúdo, além de criar um vínculo mais próximo com o público, fomenta que as pessoas marquem amigos na publicação, compartilhem ou tenham qualquer  outra interação mais densa, por terem considerado ela interessante e relevante. Se você quer saber mais sobre a importância de conteúdos espalháveis, acesse o nosso post sobre isso.

 

04. Limpe a imagem da sua marca

Você vai trabalhar para construir uma ótima imagem para sua marca daqui pra frente, certo?

Mas sabemos que pode ter muita carga negativa registrada: Avaliações negativas, comentários reclamando, etc. Depois de planejar e estruturar como sua marca será melhor para todos, a ação passa a buscar recriar vínculos positivos com quem foram construídos  vínculos negativos. Prepare um texto para cada avaliação negativa, busque mudar a imagem da sua empresa com essas pessoas. Faça ações, envie produtos, busque de alguma forma fazer com que essas pessoas vejam sua marca como algo bom! Admita seus erros do passado, mostre evidências de sua nova posição  atualmente e  assegure às pessoas que vai melhorar ainda mais.

 

05. Fica frio, brother!

Comentários não muito bons ou críticas claramente não-construtivas sempre são passíveis de ocorrer, afinal, tem muita gente que entra nas redes sociais só para reclamar. Porém, você não precisa (e não deve) devolver na mesma moeda. Um comentário sem educação se desconstrói quando ele é respondido com uma solução para a situação trazida com educação, paciência e simpatia.

 

06. Pense antes de postar

Você pode dizer que isso é o básico e que você já sabia disso. Realmente é o básico, mas com certeza se todos praticassem essa dica, teríamos bem menos crises potencializadas por conteúdos e repercussões nas redes sociais. Sempre mapeie um objetivo para cada conteúdo que for postado ou qualquer ação que for realizar. O objetivo pode ser fomentar engajamento, gerar visibilidade através da espalhabilidade do conteúdo, fomentar as vendas, divulgar uma promoção ou posicionar a marca com maior efetividade. É importante sempre avaliar que repercussão a publicação pode ter, tanto positiva quanto negativa. Avalie se você está trazendo uma comunicação efetiva e humana, se você não está com algum discurso ofensivo para alguém, mesmo que essa não seja a sua intenção. São alguns minutos ou horas a mais para avaliar seus posts que podem economizar meses ou anos recuperando uma imagem negativa da sua marca. Lembre-se: se for postar sem objetivo, a chance de você não ter resultados positivos é alta.

 

 

 

 

Queremos te conhecer!

Então se você quiser conversar com a gente ou apenas tirar alguma dúvida sobre nossos serviços, insights ou equipe, é só deixar uma mensagem ou ligar.

CHAMPS RS

51 99206.3876

CHAMPS SC

48 98849.0294

CHAMPS SP