drink de vendas

25 DICAS DE MARKETING PARA BARES

Trabalhar marketing para bares é fundamental.

Você sabia que 32,9% dos brasileiros fazem algum tipo de refeição fora de casa diariamente e que 64% do faturamento total dos bares e restaurantes vêm de pequenos e médios estabelecimentos?

Pois é, mesmo que você reclame do movimento, temos quase 1/3 da população do Brasil usando serviços de bares e restaurantes todos os dias. O desafio aqui é levar essas pessoas para o seu negócio.

Existem diversas ações de marketing para bares que são fáceis de implementar que são chave para o sucesso de um negócio. Vamos te indicar algumas:

 

1. Olhe para si e para o seu mercado

Antes de tudo, antes de pensar em propaganda, você precisa ter a segurança de que o seu negócio tem uma boa proposta para o público. Se a identidade da sua marca não é boa, a imagem não terá pilares para se sustentar. Pense e avalie que características o seu negócio tem para que você possa considerar diferenciais competitivos frente à concorrência. Não é válido dizer que é a qualidade da comida e bebida, ambiente legal, o atendimento, som de qualidade, pois esses pontos são obrigações e não diferenciais. Se você embasar um desses pontos como diferencial (mesmo que sejam diferenciais nesse momento), o primeiro concorrente com uma estrutura mais legal que você vai chegar e tirar todos os seus clientes, um a um.

Faça um planejamento estratégico para o seu negócio. Estabeleça a sua missão, os seus valores, a sua visão.

 

Aliás, você sabe o que é e para o que serve a missão, a visão e os valores?

Não, não é para decorar a parede com três quadrinhos.

É para embasar o seu propósito e te auxiliar em todas as suas decisões do dia a dia.

 

  • Analise sua concorrência: Que benefícios eles entregam aos clientes? Compare eles para descobrir o que todos oferecem e o que nenhum oferece.
  • Analise seu público: Observe quais produtos mais pedem, qual o tiquet médio, qual o potencial de compra que as pessoas têm, quais características geográficas, culturais, psicológicas, comportamentais as pessoas que frequentam seu bar têm em comum. Faça um checklist de itens que mais funcionam e que são mais elogiados pelos clientes.
  • Analise seu negócio: Avalie seu atendimento, ambiente, produtos, condições de som e de luz, clima, localização e até o layout que você colocou as mesas. Enumere o que precisa melhorar por prioridade.
  • Analise sua comunicação: Observe a fachada do seu bar, a identidade visual dele, as suas redes sociais, o cardápio, a comunicação dentro e fora.
  • Analise a comunicação dos seus concorrentes: Veja onde eles estão superando você. Visualize e analise suas redes sociais, site, fachada, cardápio, etc.

 

Depois de analisar e enumerar tudo isso, você vai compreender o porquê do seu bar não estar indo muito bem. Estruture o que é mais urgente melhorar e o que é menos urgente. A partir daí, comece o processo de acelerar os seus resultados no seu bar através dessas melhorias.

 

2. Mostre seus diferenciais

Se você não encontrou diferenciais frente aos concorrentes, essa é a primeira coisa que você deve investir. Descubra formas de ser melhor. Pense qual o propósito do seu negócio:

É oferecer uma experiência premium? Então alinhe música premium, com um som premium, bebidas premium, atendimento premium, mesas e cadeiras premium, fachada premium, etc.

É se sentir em casa? Então crie um ambiente que faça as pessoas se sentirem em casa, com um clima caseiro, atendimento praticamente familiar, músicas específicas para essa experiência, petiscos/comidas nesse estilo, iluminação.

É ser moderno, tecnológico? Invista em sistemas de ponta, gadjets para todos os funcionários, formas diferentes de interagir com a música, aplicativos, ações que aconteçam ao mesmo tempo no bar e na internet.

É um tema de um país? Seu bar pode ser Irlandês, Alemão, Italiano, Uruguaio, Tailandês, Japonês, etc. Crie ambientes e ofereça experiências nos seus produtos que transportem o consumidor para esse país.

 

E por aí vai… tem MUITAS ideias que você pode pensar e executar dentro da sua possibilidade de investimento.

O que importa é simplesmente ser diferente, ao mesmo tempo que adequado ao público (e é claro, saber atrair as pessoas certas). Use sua criatividade de empreendedor para fazer do seu bar ÚNICO, e não apenas mais uma escolha na cidade. Para ler mais sobre marcas, diferenciação de mercado e posicionamento, acesse aqui o nosso post sobre branding.

 

3. Alinhe tudo, pense em tudo:

Cuide para que todos os detalhes estejam alinhados: público, concorrência, produto, preço, localização, comunicação. Assim seu propósito fica claro para as pessoas. Não adianta ser premium, exclusivo e barato ao mesmo tempo. O barato não combina com as outras características desse exemplo. Mantenha tudo alinhado e se você tem dificuldades para precificar seus produtos, não tenha medo de procurar uma ajuda profissional para isso.

 

4. Design X Experiência:

Procure ajuda profissional para compreender seus diferenciais e desenvolver uma identidade visual para seu bar que seja de acordo com as características da sua marca. Que cores comunicam sua essência? Como o seu logo deve ser para falar com o público e se diferenciar dos concorrentes? Quais estratégias criativas devem ser utilizadas para fixar o seu bar na mente das pessoas?

 

5. Atendimento de qualidade não é diferencial, é obrigatoriedade:

Em tempos de relações frias e comerciais, as marcas que mantém relações de proximidade geram clientes fiéis. Faça seus clientes gostarem do seu negócio, do atendimento, do funcionários.  Instrua seus funcionários a um atendimento longe da impessoalidade, lembre-se de clientes que sempre estão no bar e procure ao máximo chamar as pessoas pelo nome. Seja sempre respeitoso até com aquela pessoa que bebeu um pouco demais. Essa dica vai te ajudar a fidelizar pessoas, e fazer com que outros observem o seu atendimento e tenham uma boa sensação dentro do bar.

 

6. Tenha uma isca

Eleja até três produtos que você vai trabalhar com baixa margem para atrair clientes. Eles servirão como base para que a comunicação traga pessoas novas ao bar e para que os clientes atuais tragam pessoas de seu círculo.

 

7. Tenha produtos únicos

Seja um chopp artesanal exclusivo do bar, um energético que é embalado pelo bar, um drink especial criado pelo bar ou um prato delicioso que o bar desenvolveu. Crie. Faça com que as pessoas tenham uma evidência pra afirmar que o seu bar é único. Os produtos de baixa margem vão atrair, os produtos exclusivos vão fidelizar.

8. Decore

Procure decorar seus pratos e bebidas para construir produtos que fomentem que as pessoas tirem fotos para suas redes sociais. Isso auxilia na construção de capital social para a marca.

 

9. Equipe engajada é tudo

Todo funcionário que interage com o público deve ser visto como um vendedor. Ele é que tem a abertura para indicar um produto, divulgar promoções e fomentar vendas muito maiores do que o cliente planejava. Trabalhe para que os funcionários do bar saibam tudo sobre os produtos, estejam sempre motivados e procurem vender mais. Crie programas de comissões sobre vendas para os funcionários.

 

10. Atualize sempre

Crie toda semana uma promoção nova, um tema novo, um evento diferente. Busque sempre inovar, divulgar e impressionar. Se o seu bar é toda semana a mesma coisa, qualquer opção nova vai te desbancar.

 

11. Canais internos de comunicação

Você não precisa anunciar em nenhum veículo caro de comunicação para mostrar as novidades do seu bar com efetividade. Você tem cardápio, tem espaço dentro e fora para cartazes e talvez tenha embalagens dos produtos. Expanda negócios com os clientes atuais sempre divulgando as novidades com materiais dentro do bar.

 

12. Canais externos de comunicação

Para atingir em nível mais massivo os públicos e atrair clientes novos, primeiramente pense. Avalie que mídia que o seu público consome.

É um site específico, um portal, uma blogueira? Faça uma matéria paga, fomente parcerias.

É um jornal, uma revista? Chame eles para conversar sobre um plano de mídia.

É uma rádio local? Que tal anunciar com texto ao vivo.

 

13. Redes sociais

Com a internet, você sempre pode mais, com menos. Mantenha suas páginas atualizadas, faça promoções, faça com que seu cliente interaja com suas páginas. Veja quais redes você pode utilizar pois o público está presente. Utilize imagens bonitas, com boa resolução e preferencialmente uma gestão profissional das redes sociais para ter resultados maiores. Cuide sempre para seguir essas 6 regras de etiqueta de redes sociais.

 

14. No Facebook

Crie anúncios para sua cidade, direcionado ao seu público por interesses através do Facebook Ads. Faça promoções no bar que são divulgadas bem antes do período no Facebook. Torne o Facebook da empresa o local onde todos os clientes entram quando vão avaliar onde querem se divertir. Crie eventos, com promoções ou atrações especiais. As pessoas podem convidar seus amigos e confirmar presença no evento, enquanto você pode compartilhar conteúdos e gerar engajamento com o público enquanto aumenta a vontade e expectativa das pessoas de irem no seu bar. Se você é novo em páginas de negócios no Facebook, a Champs tem um material que vai te ajudar a entender cada ferramenta que o Facebook tem, acesse aqui o nosso guia em Facebook.

 

15. No Instagram

Publique conteúdos divulgando suas promoções e mostrando fotos dos seus produtos, sempre com foco em encher os olhos do público. O engajamento no Instagram com fotos de comidas e bebidas é bem grande, aproveite isso! Utilize as histórias do Instagram durante o horário de atendimento do seu bar, mostrando ele cheio, a música, os pratos sendo preparados. Siga pessoas que são público do bar e comente fotos delas para fomentar que elas conheçam a página do seu negócio no Instagram. Busque pessoas que marcaram locais da cidade e passe a segui-las e a curtir fotos delas.

 

16. No site

Se você tem um site, lembre-se que a cada ano, mais pessoas usam a internet no celular. Crie um site responsivo (que se adapta para celulares e tablets) e aproveite um website completo, bonito e funcional para mostrar fotos do espaço, fazer reservas, trazer informações institucionais e ser encontrado com maior efetividade no Google

 

17. Google Adwords

Identifique seu público, mapeie palavras-chave relacionadas às buscas do seu público no segmento do seu negócio e utilize o Google Adwords para sempre ser um dos primeiros resultados da rede de pesquisa. Exemplo: A pessoa pesquisa “Happy Hour em Porto Alegre” seu bar pode aparecer no primeiro resultado, dependendo da sua estratégia de Adwords. Se você quer aprender a fazer campanhas nessa plataforma, acesse aqui nosso e-book.

 

18. Fidelidade

Tão importante quanto atrair clientes novos, é fidelizar os atuais. Crie programas de fidelidade e estratégias de relacionamento. Dê descontos aos clientes recorrentes, faça promoções para que eles tenham um benefício se trouxerem 4 novos clientes, dê brindes. O importante é que esse cliente se sinta único e especial. Assim o seu público se expande e trabalha o “boca-a-boca” em larga escala para você.

 

19. Receitas divulgadas

Crie vídeos bonitos e bem produzidos mostrando como se faz o seu drink da casa ou prato da casa. Você vai mostrar que não tem segredo com seus clientes e que eles podem até tentar fazer em casa, mas que não é a mesma coisa que ir no seu bar. Isso também ajuda a mostrar a qualidade dos ingredientes utilizados, no caso de ser algo premium. É um conteúdo com alto grau de espalhabilidade para trabalhar nas redes sociais. Se você quer saber mais sobre conteúdos espalháveis nas redes, acesse aqui nosso post sobre isso.

 

20. Forneça Wi-Fi

Adquira um roteador que libera o acesso ao Wi-Fi para clientes que fazem checkin no seu bar. Produza placas que divulguem isso e instrua os garçons a mencionarem a ação para os clientes.

 

21. Mershandising

Divulgue sua marca, produtos, bebidas, pratos e diferenciais dentro do próprio bar. Faça cardápios com fotos exuberantes e produzidas. 76% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda, sabia? Portanto, se você quer vender aquela cerveja artesanal no caneco de 1L, instrua seu garçom a oferecer e explicar a vantagem e qualidade do produto, mostre fotos em quadros bonitos no bar e faça outras ações dentro do negócio para que as pessoas comprem o produto que você mais quer vender.

 

22. Seja criativo nas promoções

Crie promoções diferentes a cada semana como:

  • Chopp em dobro
  • Compre 2 drinks e ganhe o terceiro
  • Grupos com mais de 05 pessoas pagam 50% do ingresso
  • Entrada free antes das 21h
  • Combos de 4 cervejas com 20% de desconto
  • Traga uma pessoa nova no bar e ganhe um drink
  • Tequila tripla: Peça duas e ganhe a terceira

 

23. Valorize os músicos

Mantenha uma boa relação com os artistas que vão alavancar as vendas no seu bar. Remunere-os corretamente, auxilie-os com o que precisarem. Lembre-se de que se o show for bom, o público vai gostar, vai convidar mais pessoas na próxima vez e todos sairão ganhando.

 

24. Faça parcerias com influenciadores

Mapeie blogueiras, celebridades locais, pessoas de grande influência e convide-as para conhecer seu bar. Dependendo do potencial de repercussão, faça uma ação paga com essa influenciadora para que ela divulgue e recomende seu estabelecimento. Sempre pense em quem é influenciador >>para o seu público.<<

 

25. Co-Branding: Parcerias com outras empresas

Juntos, vocês fazem a maré subir e quando a maré sobe, todos os barcos sobem junto! Organize e/ou participe de festivais e feiras para divulgar seus produtos, crie planos com descontos especiais para clientes do seu parceiro, divulgue sua marca em outra empresa, crie parcerias que rendam clientes novos para ambos.

 

Dica Extra:

E uma dica final, para fecharmos esse post com chave de ouro:

Analise a você mesmo. Você se sente motivado para fazer acontecer? Será que não tem alguma coisa bloqueando o seu lado mais empreendedor, mais criativo, aquele lado que tem muito potencial e muitas ideias todos os dias? Leia esse post sobre Crenças Limitantes que te impedem de crescer. Ele vai te ajudar. 🙂

 

 

Sobre o autor:

 

 

 

Queremos te conhecer!

Então se você quiser conversar com a gente ou apenas tirar alguma dúvida sobre nossos serviços, insights ou equipe, é só deixar uma mensagem ou ligar.

CHAMPS RS

51 99206.3876

CHAMPS SC

48 98849.0294

CHAMPS SP